Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INTEGRAIS DUPLAS - EXERCÍCIO RESOLVIDO

EXERCÍCIO:
Encontre o volume do sólido no primeiro octante limitado pelos planos coordenados, pelo cilíndro  e pelo plano  .

RESOLUÇÃO:

O primeiro passo é ilustrar a região de integração. Para isso, observe que a equação  corresponde à um cilindro de raio 2 ao longo do eixo Oz. Já a equação representa um plano pelos pontos (0, 3, 0) e (0, 0, 3) e que não cruza o eixo Ox. A partir dessas observações, o sólido pode ser ilustrado como na figura abaixo.
[Maple
Da ilustração acima é claro que o volume procurado corresponde à integral da função  sobre o domínio D limitado pelo disco  no plano Oxy, com  . O domínio é tanto da forma Rx como da forma Ry, e o cálculo usando uma forma não é significativamente mais fácil do que a outra. Escolhendo, por exemplo, a forma Rx, o volume pode ser calculado por meio das integrais
Acima, a integral  pode ser calculada por meio de uma substituição trigonométrica. Mas é claro que seu valor corresponde à 1/4 da área do disco de raio 2, isto é, corresponde a  .


Nenhum comentário:

Postar um comentário