Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INTEGRAIS DUPLAS - EXERCÍCIO RESOLVIDO

EXERCÍCIO:

Suponha que a área de uma região no plano de coordenadas polares seja
Esboce a região e encontre sua área.



RESOLUÇÃO:

Em coordenadas cartesianas, a igualdade  corresponde à equação de um círculo. De fato, multiplicando por r, obtém-se que  , onde
e
Assim, a igualdade corresponde à equação,  , ou ainda  , que é a equação de um círculo de raio 1 e centro no ponto (0, 1). O círculo está esboçado logo a seguir.
Por sua vez, a igualdade  corresponde à equação de uma reta. Para ver isso, basta notar que  , e portanto a igualdade é equivalente a , isto é  , que é a equação de uma reta paralela ao eixo Ox .
Segue-se que a região de integração corresponde àquela entre o círculo e a reta, com o ângulo theta entre Pi/4 3*Pi/4 . Essa região estã ilustra da na figura abaixo, na cor azul claro.
[Maple
A integral pode ser calculada diretamente usando integrais iteradas. Mas pode ser calculada de uma forma indireta, uma vez que a integral corresponde à área da região esboçada acima, e já se sabe que esta área é igual a Pi/2 (metade a área do disco de raio 1). Assim,


Nenhum comentário:

Postar um comentário