Esse blog é de caráter pessoal e destina-se aos alunos e companheiros interessados em Matemática.
Sendo a internet uma vasta rede de informações que se perde em quantidade de conteúdo, o que pretendemos é juntar todas essas informações em um local que meus alunos possam ter acesso de forma mais simples. Logo para construção desse blog o que estamos fazendo é garimpando na rede tudo que consideramos relevante e postando em um único lugar.

domingo, 11 de dezembro de 2011

SOMA DE RIEMANN - INTEGRAIS

SOMA DE RIEMANN



O objetivo é agora o de chegar a uma definição formal, rigorosa e precisa da integral definida.
Seja inicialmente f uma função contínua num intervalo [a,b] e tal que  para todo .
Vamos calcular a área da região compreendida entre o gráfico de e o eixo x, para xvariando em .
Para tanto, vamos considerar uma partição do intervalo , constituída pelo conjunto de pontos .
Dessa maneira, ficam determinados n sub-intervalos, cada um deles da forma , sendo que o índice i varia de 1 até n, isto é, . No caso de tomarmos as n divisões de todas do mesmo tamanho, temos que cada um dos sub-intervalos terá comprimento, para .

Em cada um dos sub-intervalos , podemos considerar o ponto mi que fornece o valor mínimo da função, obtendo um valor aproximado por falta para a área da região, que é dado por:
que é a soma inferior relativa à partição P e à função f.
Por outro lado, podemos considerar, em cada um dos sub-intervalos , o ponto Mi que fornece o valor máximo da função, obtendo um valor aproximado por excesso para a área da região, que é dado por:
que é a soma superior relativa à partição P e à função f.
Evidentemente, poderíamos considerar qualquer ponto xi* em cada um dos sub-intervalos, diferente de mi e de Mi, obtendo um valor aproximado para a área da região, que é dado por:
Evidentemente, 
ou, permitindo uma melhor visualização,
Quando fazemos crescer indefinidamente o número de pontos da partição, isto é, fazemos , obtemos:
Logo, pelo Teorema do Confronto,
para qualquer escolha dos pontos xi* em cada um dos sub-intervalos , para .
Qualquer uma das somas  é denominada soma de Riemann para a função f, relativa à partição P e aos números xi, para  ; observe que a escolha da partição determina o tamanho de , para . Por isso mesmo, uma soma de Riemann é indicada por , dependendo de P e f.
Temos então:
Definição: 
Assim, a integral definida da função f, sendo  no intervalo , é igual ao limite da soma das áreas dos n retângulos, quando o número desses retângulos tende a infinito. Nesse caso a integral fornece a área da região compreendida entre o eixo horizontal e o gráfico da função f, para x percorrendo o intervalo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário