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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TEORIA DOS NÚMEROS - O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS (2)




O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS



2.3 – RELAÇÃO         Define-se uma relação entre os elementos a e b, indicado por a Â b, a uma lei que permite comparar os elementos a e b. Como exemplo podemos citar a relação de igualdade, simbolizada por a = b, a relação de ordem simbolizada por a > b, entre outras.
        Uma relação pode apresentar (ou não) as propriedades:·
(i) reflexiva, se  a Â a, caso contrário é anti-reflexiva.
A relação de igualdade é reflexiva, pois a = a. 
A relação “maior do que”  é anti-reflexiva, pois não é verdade que a > a.
(ii) simétrica, se a Â Þ b Â a. A igualdade é simétrica e a relação maior do que é anti-simétrica.

( iii) transitiva, se a 
 b e b Â Þ a Â c. AS relações de igualdade e maior do que são transitivas.

       Qualquer relação que apresente as três propriedades é chamada de relação de igualdade ou relação de equivalência.

      Uma relação que seja anti-reflexiva, anti-simétrica e transitiva é denominada relação de ordem.

      Uma relação de ordem permite organizar os elementos do conjunto. Já, na relação de equivalência, é possível agrupar elementos que sejam equivalentes, e, assim, dividir um conjunto em subconjuntos onde cada 
 subconjunto forma uma classe de equivalência.
      Tomemos, por exemplo, a relação a 
 b no conjunto dos números naturais, onde Â representa a relação "mesmo resto da divisão por 5".
Temos:  21 
 46 pois ambos deixam resto 1 na divisão por cinco.

      Esta relação permite dividir o conjunto dos números naturais se em 5 classes de equivalência, que podem ser  designadas por 0123 e 4 (restos possíveis na divisão por 5).
Assim, classes de equivalências serão:
0 = {0, 5, 10, 15, 20, 25 ...};  1 = {1, 6, 11, 16, 21, 26, ...}; 2 = {2, 7, 12, 17, 22, ...};
3 = {3, 8, 13, 18, 23, ...} e 4 = {4, 9, 14, 19, 24, 29, ...}.

      Se dois elementos a e b pertencem a uma mesma classe, costuma-se indicar º b  que se lê “a é côngruo com b”.
      Isto significa que, qualquer elemento de uma classe pode substituir ou representar os demais.
Vejamos uma adição:   137 + 214 º   2 + 4 =  6 º  1.  (ou seja, ao dividir 137 + 214 por 5 o resto é 1). Note que operamos com 2 e 4 pois os mesmos pertencem às mesmas classes do 2 e do 4, respectivamente.

    Provavelmente você se lembra que ao somar frações devemos usar frações de mesmo denominador. Para somar, por exemplo, 5/8 com 1/4, usa-se 5/8 + 2/8 = 7/8. O 1/4 foi substituído por 2/8 que é um equivalente a 1/4. 
     Outra situação em que se aplica a relação de equivalência, encontramos na Trigonometria, onde
sen 800º = sen (2*360º + 80º) = sen 80º. Dizemos que os ângulos de 800º e 80º são côngruos e escrevemos 800º
º 80º.
EXERCÍCIOS

1 - Verifique se as operações definidas abaixo são: associativas, comutativa, tem neutro, tem simétrico:
a) a 
Ä b = ab + ba               b) a Ä b = (a.b)1/2            

2 - Sejam  
È e Ç as operações união e interseção de conjunto, definidas por  [ x 
Π(A È B) ==> x Î A ou
Î
 B]  e [ x 
Π(A ÇB) ==> x Î A e x Î B ]. Verifique as propriedades: associativa, comutativa,  neutro e simétrico para estas duas operações.
Verifique se 
È  é distributiva em relação à Ç, isto é  A È (B ÇC) = (A ÈB) Ç (A ÈC).
Verifique se  
Ç é distributiva em relação à È, isto é A Ç (B  È C) = (A ÇB) È (A ÇC).

3 - Você deve se lembrar dos conetivos lógicos, "e" , "ou", "se ...  então"  e "se e somente se".
Verifique se as operações com sentenças usando estes conectivos apresentam as propriedades: associativa, comutativa, neutro e simétrico. Como exemplo, verifique se   a v b = b v a  (a "ou" b = b "ou" a), etc.

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